Cada lugar tem sua cultura, suas tradições, alguns lugares têm suas crenças locais, sua maneira de se vestir, suas regras e por aí vai. Mas ainda existem muitos que querem enfiar a força a sua cultura sobre os outros, esquecendo que eles também tem sua cultura. Qual o motivo de forçar alguém a seguir sua cultura se você não gostaria que ele fizesse o mesmo com você? Há sentido nisso? Não, não há.
O ser humano precisa aprender a respeitar a cultura alheia, e a reter o que é bom de toda cultura, afinal existem lados positivos e negativos em tudo, em qualquer pensamento, em qualquer ideologia, e devemos aprender que respeito e compreensão são importantes e que, antes de querer mudar os outros, devemos mudar nós mesmos.
Vamos deixar o nosso etnocentrismo de lado, e perceber que todos somos iguais, mas cada pessoa (ou cada grupo de pessoas) segue caminhos diferentes, mas não cabe a ninguém ser juiz do que quer que seja. E isso serve pra todos, de todas as culturas: Mais respeito, mais amor, mais compreensão, pois todas culturas ensinam isso. Se essas coisas são base de tudo, por que não as seguimos em vez de começar uma guerra por algo que não vale a pena? O amor está esfriando, de verdade.
Leve seus pensamentos onde você for; Não seja influenciado por ninguém que queira te fazer uma cópia dele, mas absorva o que aquela pessoa tem de bom, e tente fazer com que ele faça o mesmo em relação a você. Isso mostra que os dois sabem o significado de "ser humano". Mas enquanto o "eu estou certo e você errado" reinar na vida das pessoas, o amor esfriará cada vez mais, e será mais difícil a compreensão, o respeito e o amor.
Sim, o mundo está indo pra baixo, e a culpa é nossa.
Comentários
Postar um comentário
Críticas construtivas, opiniões ou informação de erros.. deixe seu comentário!